Instituição de um leitor

A instituição de Leitor é feita na Missa ou numa celebração da Palavra de Deus, pelo Bispo ou pelo Superior Maior do Instituto religioso clerical. Caso seja realizada na Celebração da Palavra, sempre presidida pelo Bispo, neste caso, ao fim do Rito de Instituição concede-se a bênção e despede-se a assembléia.

Se o rito da instituição for celebrado dentro da Missa, pode-se escolher a Missa pelos ministros da Igreja, com as orações indicadas abaixo, com vestes sagradas de cor branca ou festiva. Caso ocorra um dos dias elencados sob os números 1-9 da tabela dos dias litúrgicos, celebra-se a Missa do dia.

Antífona da entrada (Cf. 1Cor 12,4-6)
Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.

Coleta
Pres.: Oremos.
Ó Deus, que ensinastes os ministros da vossa Igreja a servir os irmãos e irmãs e a não serem servidos, concedei-lhes solicitude na ação, mansidão no ministério e constância na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
℟.: Amém.

ⒽTomam-se as leituras, no todo ou em parte, da liturgia do dia ou das leituras propostas a seguir, exceto as solenidades, nos domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa, e nos dias dentro da oitava da Páscoa.


Após o Evangelho, o Bispo senta, de mitra, no lugar preparado. O Diácono, ou o Presbítero designado para isto, chama o candidato, dizendo:
℣.: Aproxime-se o que vai ser instituído no ministério de Leitor.
Cada candidato, chamado pelo nome, responde:
Candidato: Presente!
E aproxima-se do Bispo a quem faz uma reverência.

Sentam-se todos, e o Bispo faz a homilia, que termina, dirigindo-se ao próprio candidato, com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres.: Caro filho. Deus Pai revelou e realizou o mistério da salvação por seu Filho Jesus Cristo, feito homem, que, após nos ter ensinado todas as coisas, confiou à sua Igreja a missão de anunciar o Evangelho a toda criatura. Tornando-te leitor ou proclamador da Palavra de Deus, irás colaborar nessa missão. Receberás assim um ministério especial dentro do povo de Deus e serás delegado para o serviço da fé, que se fundamenta na Palavra de Deus. Proclamarás esta Palavra na assembleia litúrgica, instruirás na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramentos. Anunciarás a boa-nova da Salvação a todos os que ainda ignoram. Assim, com a tua ajuda, poderão todos chegar ao conhecimento de Deus Pai e de seu Filho Jesus Cristo, que ele enviou, e alcançar a vida eterna. Anunciando aos outros a Palavra divina, sede também dócil ao Espírito Santo, recebendo-a de coração aberto, e meditando-a assiduamente, a fim de amá-la cada vez mais. Manifestai pelas tua vida Jesus Cristo, nosso Salvador.

Terminada a homilia, todos se levantam. O Bispo, sem mitra, convida os fiéis a orar, dizendo:
Pres.: Caríssimos irmãos e irmãs, roguemos a Deus Pai todo-poderoso que abençoe este servo escolhido para o ministério de Leitor, a fim de que exercendo com solicitude a função a ele confiada de anunciar o Cristo, glorifique o Pai que está nos céus.
Todos rezam um momento em silencio.

O Bispo continua:
Pres.: Ó Deus fonte de toda luz e bondade, que enviastes vosso Filho Unigênito, o Verbo da vida, para revelar a humanidade o ministério de vosso amor, abençoai este nosso irmão + escolhido para o ministério de Leitor. Concedei que, meditando sem cessar vossa palavra, possa impregnar-se dela e anuncia-la fielmente a seus irmãos. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

O candidato aproxima-se do Bispo, que lhe entrega o livro da Sagrada Escritura, dizendo:
Pres.: Recebe este livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas. 
O Leitor responde:
Leitor: Amém.

Enquanto isso, pode-se cantar o salmo 18(19)A, ou outro canto apropriado:

Salmo 18(19) A
Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos; 
o dia ao dia transmite esta mensagem,
a noite à noite publica esta notícia. 

Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas; 
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.  

Armou no alto uma tenda para o sol;
ele desponta no céu e se levanta 
como um esposo do quarto nupcial,
como um herói exultante em seu caminho. 

De um extremo do céu põe-se a correr
e vai traçando o seu rastro luminoso, 
até que possa chegar ao outro extremo,
e nada pode fugir ao seu calor.

Se o Leitor for instituído durante a Missa, a celebração prossegue como de costume. Se, porém, a instituição se realizar durante uma liturgia da Palavra, o Bispo abençoa e despede a assembleia como de costume. 

Sobre as oferendas
Pres.: Pai santo, vosso Filho quis lavar os pés dos seus discípulos para nos dar o exemplo; aceitai os dons do nosso serviço, e concedei que, ao oferecer nossa vida como oblação espiritual, sejamos enriquecidos de zelo e humildade. Por Cristo, nosso Senhor. 
℟.: Amém.

Antífona da comunhão (Cf. Lc 12,37)
Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 

Depois da comunhão
Pres.: Oremos.
Senhor, concedei gue os vossos servos, saciados com o alimento e a bebida celestiais, sejam fiéis ministros do Evangelho, dos sacramentos e da caridade para a vossa glória e a salvação dos gue creem. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.