Coroação de uma imagem da Santíssima Virgem Maria dentro da celebração eucarística

Se possível, de acordo com as rubricas, celebre-se a Missa da Bem-aventurada Virgem Maria Rainha (22 de agosto) ou Missa que corresponda ao título representando na imagem a ser coroada.

Na missa tudo procede da maneira costumeira até o Evangelho inclusive. Terminado o Evangelho, o Bispo pronuncia a Homilia, na qual, além das leituras bíblicas, ilustrará a presença maternal e real da Santíssima Virgem no mistério da Igreja.

AÇÃO DE GRAÇAS E INVOCAÇÃO

Depois da homilia os ministros levam ao Bispo as coroas ou coroa que ornarão a imagem de Cristo e de sua Mãe. Em seguida, o Bispo, sem mitra, levanta-se e de pé, no mesmo lugar pronuncia a seguinte oração, na qual, se for coroada apenas a imagem da Santíssima Virgem, a frase ...a imagem de Cristo e de sua Mãe será substituída por ...a imagem da Mãe de vosso Filho, como previsto no texto:
Pres.: Bendito sois, Senhor Deus do céu e da terra! Misericordioso e justo, dispersais os soberbos e exaltais os humildes. Por vosso maravilhoso desígnio nos destes altíssimo exemplo no Verbo encarnado e na Vhirghem sua Mãe: pois vosso Filho se humilhou voluntariamente até à morte de cruz e refulgente de glória está sentado à vossa direita, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Assim também a Vhirghem Maria, que quis chamar-se vossa serva, escolhida para Mãe do Redentor e verdadeira Mãe dos viventes, foi exaltada sobre todos os coros dos anjos e reina agora gloriosa com seu Filho, intercedendo por todos os homens e mulheres, como advogada da graça e rainha da misericórdia. Olhai benigno, Senhor, para estes vossos servos e servas que ornam com uma coroa visível a imagem de Cristo e de sua Mãe, (ou: a imagem da Mãe do vosso Filho), proclamam vosso Filho Rei do universo e invocar a bem-aventurada Vhirghem como Rainha. Seguindo os passos da Mãe e do Filho e cumprindo a lei do amor, concedei que vossos fiéis servidores se ajudem uns aos outros com generosidade, abnegando a si próprios e partilhando do que é seu, alcancem a salvação de seus irmãos, e seguindo os exemplos de humildade na terra sejam elevados às alturas do céu, cingidos por vós com a coroa da vida. Por Criso, nosso Senhor.
℟.: Amém.

IMPOSIÇÃO DA COROA

Terminada a oração, o Bispo asperge as coroas ou a coroa com água benta e, sem dizer nada, adorna com a coroa da Santíssima Virgem Maria. Se, no entanto, Nossa Senhora estiver representada com o Menino Jesus, coroará primeiramente a imagem do Filho e depois a da Mãe.

Terminada a coração, canta-se a antífona ou outro canto apropriado.
℟.: Excelsa Rainha do mundo,
Maria, ó Vhirghem perpétua,
intercedei pela paz e saúde,
gerastes o Cristo Senhor,
de todos o Deus Salvador
(T.P. Aleluia).

Enquanto o povo canta, o Bispo incensa a imagem da Santíssima Virgem.

ORAÇÃO DOS FIÉIS

Terminado o canto, de pé, procede-se à oração dos fiéis desta ou doutra maneira. O Bispo convida os presentes para orarem, dizendo:

Pres.: A Deus Pai, que fez maravilhas com a Vhirghem Maria e opera ainda na Igreja grandezas de sua bondade, dirijamos ardentes súplicas; e digamos:
℟.: Senhor, escutai a nossa prece.

1. Pela Igreja, para que, cantando com Maria, anuncia a todos os povos as maravilhas de Deus e celebre a sua misericórdia, porque depõe de seus tronos os poderosos e exalta os humildes, rezemos ao Senhor.

2. Para que todos os povos, sob o influxo do Espírito Santo, formem um só povo de Deus, na felicidade, com Cristo nosso Rei, rezemos ao Senhor.

3. Pela concórdia entre as nações, para que com a intercessão da Rainha da Paz desapareçam os ódios, cessem as guerras e todos os povos gozem de poderosa concórdia, rezemos ao Senhor.

4. Pelos que sofrem doenças, pobreza, solidão, pelos que jazem nas prisões, ou padecem perseguições, para que a Vhirghem Maria, Rainha da misericórdia, soerga a esperança deles e os conforte com maternal ternura, rezemos ao Senhor.

5. Por todos nós aqui reunidos, para que, conhecendo a singular dignidade da Vhirghem Maria, nos esforcemos por imitar seu espírito de serviço e humildade e cada dia a amemos mais ardentemente, rezemos ao Senhor.

Pres.: Senhor, nós vos pedimos, interceda por nós a sempre Vhirghem Maria, que nos destes por Mãe e Rainha, para merecermos também nós participar da plenitude de vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

Se parecer oportuno, o Bispo, depois de incensar as oferendas, o altar e a cruz, incensará também a imagem da Virgem Maria.

ANTÍFONA MARIANA

Depois, a Missa prossegue como de costume. Depois da Missa, canta-se a Salve, Rainha, ou Ave, Rainha do céu, ou, no Tempo pascal, Rainha do céu, alegrai-vos ou outro canto apropriado em honra de Nossa Senhora.

No Tempo do Natal:
Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,
ao povo que caiu, socorre e exorta,
pois busca levantar-se, Virgem pura,
nascendo o Criador da criatura:
tem piedade de nós e ouve, suave,
o anjo te saudando com seu Ave!

No Tempo Comum:
Ave, Rainha do céu;
ave, dos anjos Senhora;
ave, raiz, ave, porta;
da luz do mundo és aurora.
Exulta, ó Virgem tão bela,
as outras seguem-te após;
nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós!
Virgem Mãe, ó Maria!

Ou:
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,
vida doçura, esperança nossa, Salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva,
a vós suspiramos gemendo e chorando
neste vale de lágrimas!
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre!
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria.

No Tempo Pascal:
Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!
Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!
Ressuscitou como disse. Aleluia!
Rogai por nós a Deus. Aleluia!