Profissão perpétua dos Religiosos na Missa
Para a celebração do rito da profissão, pelo qual o religioso se entrega para sempre a Deus, é aconselhável escolher um domingo ou uma festa do Senhor, de nossa Senhora ou de santos que se distinguiram na vida religiosa.
Celebra-se o rito da profissão perpétua separado dos outros ritos de profissão.
Os fiéis devem ser avisados a tempo do dia e hora da celebração, para que possam comparecer em maior número.
Celebra-se a missa do dia litúrgico ou a missa “na profissão perpétua dos religiosos”.
Onde for possível e não for necessária aos fiéis a celebração individual de todos os sacerdotes presentes, prefira-se a missa concelebrada, presidida normalmente pelo Superior sacerdote, que vai receber a profissão dos confrades.
A profissão realiza-se de costume na igreja da família religiosa. Por razões pastorais ou para realce da vida religiosa e edificação do povo de Deus, assim como para facilitar seu comparecimento, o rito pode ser celebrado na catedral, ou na igreja paroquial ou noutra igreja mais indicada.
Do mesmo modo, se duas ou mais famílias religiosas desejarem realizara profissão no mesmo Sacrifício eucarístico, toda a ação litúrgica será celebrada na catedral ou na igreja paroquial ou noutra igreja mais indicada, sob a presidência do bispo, que concelebrará com os Superiores dos Institutos. Cada professando pronunciará os votos diante do seu Superior.
Como exige a natureza do rito, toda a ação litúrgica deve ser celebrada com a conveniente solenidade, evitando-se, porém, a suntuosidade que não condiz com a pobreza religiosa.
A profissão religiosa realiza-se normalmente junto à cadeira do Celebrante que poderá ser colocada diante do altar para facilitar a participação dos fiéis. Nos Institutos laicais, prepare-se em lugar conveniente do presbitério uma cadeira para o Superior que vai receber a profissão; ainda no presbitério, disponham-se os lugares para os religiosos que vão professar, de tal modo que toda a ação litúrgica possa ser acompanhada com facilidade pelos fiéis.
O pão e o vinho para missa sejam preparados em quantidade suficiente para os ministros, os professandos, seus pais, parantes e a comunidade religiosa.
Além do necessário para a missa, preparem-se: a) o Ritual da Profissão Religiosa; b) as insígnias da profissão que devam ser entregues.
RITO DE ENTRADA
Reunidos o povo e a comunidade religiosa, a procissão dirige-se ao altar, passando pela igreja, enquanto o coro e o povo cantam o canto da entrada. A procissão realiza-se como de costume, sendo aconselhável que nela tomem parte os professandos, acompanhados pelo Mestre e, nos Institutos laicais, pelo próprio Superior.
Tendo chegado ao presbitério e, feita a reverência ao altar, todos tomam seus lugares e a missa prossegue.