Iniciação na vida Religiosa das Religiosas

Convém que o noviciado canônico seja iniciado com um rito, pedindo a graça de alcançar sua finalidade própria.

Não é permitida a realização deste rito na missa.

O Rito deve ser extremamente simples, sóbrio e reservada apenas à comunidade religiosa.

Deve-se evitar nos textos do rito tudo que pareça limitar a liberdade das noviças ou encobrir o verdadeiro sentido do noviciado como tempo de experiência.

Este rito será celebrado na sala capitular ou noutro local adequado. Em caso de necessidade, o rito poderá ser realizado também na capela.

DESCRIÇÃO DO RITO

O rito de iniciação insere-se numa celebração da Palavra de Deus, que ressalte a natureza da vida religiosa e as características do Instituto.

RITOS INICIAIS

Pode-se começar o rito pela saudação do Superior ou pelo canto de um salmo ou canto apropriado.

A Superiora pergunta às postulantes o que desejam, usando estas palavras ou outras semelhantes:
Superiora: Minhas irmãs (filhas), que desejais de nós?

As postulantes respondem juntas, com estas palavras ou outras semelhantes:
Postulantes: Desejamos experimentar o modo de vida da vossa comunidade para que nos ajudeis a ver se nossa vocação é autêntica e possamos ser recebidos nesta família N., a fim de seguir o Cristo mais de perto.

Superiora: Deus vos conceda a graça de conseguir o que desejais.
℟.: Amém.

Caso se queira omitir a pergunta, a petição poderá ser feita do seguinte modo: uma das postulantes, em nome de todas, voltada para a Superiora e à comunidade, diz estas palavras ou outras semelhantes, escolhidas por elas:
Postulante: Movidas pela misericórdia de Deus, aqui estamos para experimentar o vosso modo de vida; ensinai-nos a seguir o Cristo crucificado, vivendo pobres, obedientes e castas; perseverando na oração e na penitência, servindo à Igreja e toda a humanidade, formando convosco um só coração e uma só alma. Ajudai-nos a seguir os preceitos do Evangelho em qualquer momento da vida, aprendendo a vossa Regra e vivendo o mandamento do amor fraterno.

Superiora: Que Deus de misericórdia vos sustente com sua graça e o Divino Mestre nos esclareça com sua luz.
℟.: Amém.

Terminada a petição, o Superiora diz:
Superiora: Oremos.
Ó Deus, fonte da vocação religiosa, ouvi as preces destas vossas filhas N.N., que desejam unir-se à nossa família para mais perfeitamente vos servirem; fazei que nossa vida comum frutifique em mútuo amor. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

Lêem-se textos apropriados da Sagrada Escritura, intercalados de responsórios adequados.

A Superiora faz uma alocução à comunidade e às postulantes sobre a vida religiosa e as suas características do Instituto ou lê um capítulo da regra próprio para o ato.

CONCLUSÃO DO RITO

É aconselhável encerrar o rito com a Oração dos Fiéis e o Pai-nosso, ao qual se pode acrescentar outra oração apropriada; p. ex:
Superiora: Ó Deus, fonte de toda vocação, fazei que, em união com estas nossas irmãs, que desejam seguir o vosso Filho na vida religiosa, busquemos a vossa vontade e realizemos assim o que desejais para elas. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

A Superiora confia as noviças a sua Mestra e todos as saúdam fraternalmente, conforme o costume da família religiosa. Enquanto isso, canta-se um hino apropriado ou um canto de louvor.