Colação do Ministério Extraordinário da Distribuição da Sagrada Comunhão dentro da Missa

Convém que a pessoa que é designada para o ofício da distribuição da Santa Comunhão em circunstâncias particulares pelo Ordinário do lugar por seu delegado receba o mandato seguindo o rito que segue.

RITO DA COLAÇÃO

Após a homilia, em que os presentes são instruídos sobre as razões pastorais desse ministério em favor da comunidade dos fiéis, o Celebrante apresenta ao povo a pessoa escolhida para o ministério da Sagrada Comunhão, com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres.: Caríssimos irmãos e irmãs: Ao nosso irmão N. é conferido o ofício pelo qual ele mesmo pode tomar a Santíssima Eucaristia e administrá-la aos outros, levá-la aos doentes e administrar o Viático. Tu, meu caríssimo irmão, que és investido de tão sublime ofício da Igreja, esforça-te para avantajar-te diante dos demais pela vida cristã, pela fé e os bons costumes e a viver mais fervorosamente deste mistério da unidade e da caridade, pois, sendo muitos, formamos um só corpo, nós que participamos de um só pão e de um só cálice. Portanto, distribuindo a Eucaristia aos outros, procura exercer a caridade fraterna conforme o mandamento do Senhor que disse aos discípulos ao lhes entregar o seu corpo para que o comessem: ''Eu vos mando que vos ameis uns aos outros como eu vos amei''.

Depois da alocução, o eleito se põe de pé diante do Celebrante, que o interroga com estas palavras:
Pres.: Queres assumir a função de distribuir aos teus irmãos o Corpo do Senhor movido pelo desejo de servir e edificar a Igreja?
Eleito: Quero.

Pres.: Queres empenhar-te com máximo cuidado e reverência na administração da Eucaristia?
Eleito: Quero.

A seguir, todos levantam. O eleito ajoelha e o Celebrante convida os fiéis à oração:
Pres.: Caríssimos irmãos e irmãs, supliquemos confiantes a Deus Pai que se digne conceder a bênção a este nosso irmão escolhido para ministrar a Eucaristia.
Todos oram alguns instantes em silêncio.

A seguir, o Celebrante prossegue:
Pres.: Ó Deus de bondade, vós que fundastes e governais a vossa família, dignai-vos abençoar + este nosso irmão, a fim de que, distribuindo fielmente o pão da vida aos seus irmãos e irmãs, confortado pela virtude deste sacramento, possa participar um dia para sempre do banquete celeste. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

Na Oração dos fiéis haja uma invocação pelo ministro recém-eleito.

Na procissão das oferendas o ministro recém-investido leva ao altar a oferenda do pão para o Sacrifício, e na Comunhão pode receber a Eucaristia sob as duas espécies.