Profissão perpétua das Religiosas na Missa
Para a celebração do rito da profissão, pelo qual a religiosa se entrega para sempre a Deus, é aconselhável escolher um domingo ou uma festa do Senhor, de nossa Senhora ou de santos que se distinguiram na vida religiosa.
Celebra-se o rito da profissão perpétua separado dos outros ritos de profissão.
Os fiéis devem ser avisados a tempo do dia e hora da celebração, para que possam comparecer em maior número.
Sempre que a profissão religiosa, sobretudo a perpétua, se realiza na missa, convém celebrar uma das missas próprias ''no dia da profissão religiosa'', que se encontram no Missal Romano ou nos próprios das Missas devidamente aprovados. Na ocorrência de uma solenidade ou de um domingo do Advento, da Quaresma ou da Páscoa, celebra-se a missa do dia, conservando, se oportuno, as fórmulas próprias na oração eucarística e na bênção final.
Onde for possível e não for necessária aos fiéis a celebração individual de todos os sacerdotes presentes, prefira-se a missa concelebrada.
A profissão realiza-se normalmente junto à cadeira do Celebrante. Em lugar conveniente do presbitério, prepare-se uma cadeira para a Superiora que vai receber a profissão das irmãs. Os lugares para as professandas devem ser dispostos de modo que toda a ação litúrgica possa ser acompanhada com facilidade pelos fiéis.
É aconselhável que também as religiosas submetidas à lei da clausura façam a profissão perpétua no presbitério.
A profissão realiza-se de costume na igreja da família religiosa. Por razões pastorais ou para realce da vida religiosa e edificação do povo de Deus, assim como para facilitar seu comparecimento, o rito pode ser celebrado na catedral, ou na igreja paroquial ou noutra igreja mais indicada.
Do mesmo modo, se duas ou mais famílias religiosas desejarem realizar a profissão no mesmo Sacrifício eucarístico, a ação litúrgica será celebrada na catedral, ou na igreja paroquial ou noutra igreja mais indicada, sob a presidência do bispo. Cada professanda pronunciará os votos diante de sua Superiora.
Quanto a isso, porém, as monjas observarão cuidadosamente as leis de sua clausura.
Como exige a natureza do rito, toda ação litúrgica deve ser celebrada com a conveniente solenidade, evitando-se, porém, a suntuosidade que não condiz a pobreza religiosa.
O pão e o vinho para a missa sejam preparados em quantidade suficiente para os ministros, as professandas, seus pais, parentes e a comunidade religiosa.
Além do necessário para a missa, preparem-se: a) o Ritual da Profissão Religiosa; b) as alianças e as outras insígnias da profissão que devam ser entregues.
RITO DE ENTRADA
Reunidos o povo e a comunidade religiosa, a procissão dirige-se ao altar, passando pela igreja, enquanto o coro e o povo cantam o canto de entrada. A procissão realiza-se como de costume, sendo aconselhável que nela tomem parte as professandas, acompanhadas pela Superiora e pela Mestra.
Tendo chegado ao presbitério e, feita a reverência ao altar, todos tomam seus respectivos lugares e a missa prossegue.
Antífona da entrada (Cf. SI 121,1-2 )
Vamos à casa do Senhor!
E agora nossos pés já se detêm,
Jerusalém, em tuas portas (T.P. aleluia).
Opção B: (Cf. Sl 65,13-14)
Em vossa casa entrarei com sacrifícios
e cumprirei todos os votos que vos fiz,
as promessas que meus lábios vos fizeram (T.P. aleluia).
Diz-se o Glória.
Coleta
Pres.: Oremos.
Ó Deus, quisestes que a graça do Batismo florescesse, com grande vigor, nestas vossas servas, desejosos de seguir mais de perto os passos do vosso Filho; concedei-lhes que, buscando cada vez mais a perfeição evangélica, façam crescer a santidade da Igreja e sejam testemunhas de sua vitalidade apostólica. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
℟.: Amém.
Ou:
Pres.: Oremos.
Senhor, Pai santo, confirmai benigno o propósito das vossas servas N. e N. e a graça do Batismo, que desejam reforçar por novos laços, atinja a plenitude em seus corações; assim prestem o devido culto à vossa majestade e, cheios de ardor apostólico, dilatem o reino de Cristo. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
℟.: Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
Na Liturgia da palavra tudo é como de costume, exceto:
a) As leituras podem ser tomadas da missa do dia, ou dos textos propostos.
b) Não se diz o Creio, mesmo se prescrito pelas rubricas.
c) Omite-se a Oração dos fiéis.
CHAMADA OU PETIÇÃO
Proclamado o evangelho, o Celebrante e o povo sentam; as professandas ficam de pé. O diácono ou a Mestra chama pelo nome a cada uma das professandas, que responde com estas palavras ou outras semelhantes:
Professandas: Vós me chamastes; aqui estou, Senhor.
O celebrante interroga as professandas, com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres.: Minhas irmãs (filhas), que pedis ao Senhor e à sua santa Igreja?
Professandas: Que possamos perseverar até a morte na vida evangélica desta família, seguindo Cristo como esposo.
℟.: Graças a Deus!
Caso se queira omitir a chamada e a interrogação, pode-se fazer a petição do seguinte modo: uma das professandas, em nome de todas, de pé e voltada para a Superiora, diz estas palavras ou outras semelhantes:
Professandas: Madre (irmã) N., pela bondade de Deus nós, N. N., experimentando em vossa comunidade a vida árdua mas cheia de alegria inteiramente dedicada a Deus. Agora nós vos pedimos a permissão de fazer a profissão perpétua, nesta família N. para o louvor de Deus e o serviço da Igreja.
℟.: Graças a Deus!
HOMILIA OU ALOCUÇÃO
As professandas sentam também e faz-se uma homilia ou alocução que ressalte não só o sentido das leituras bíblicas, como o grande valor da profissão religiosa para a santificação das professandas, o bem da Igreja e de toda a família humana.
DIÁLOGO
As professandas levantam e o Celebrante pergunta-lhes se estão preparadas para se consagrarem a Deus e procurarem a perfeição da caridade, segundo a Regra ou as Constituições da família religiosa. As perguntas aqui propostas podem ser mudadas ou omitidas em parte, conforme as características de cada família religiosa.
Pres.: Minhas irmãs (filhas), pelo batismo morrestes para o pecado e fostes consagradas ao Senhor, quereis agora, pela profissão perpétua, ser consagradas mais intimamente a Deus?
Professandas: Quero.
Pres.: Quereis, com a graça de Deus, abraçar para sempre a castidade perfeita, a obediência e a pobreza que Cristo e sua Mãe escolheram para si?
Professandas: Quero.
Pres.: Quereis seguir com fidelidade o Evangelho e observar a Regra da vossa família, procurando com perseverança a perfeição do amor?
Professandas: Quero.
Pres.: Quereis, com o auxilio do Espírito Santo, dedicar toda a vossa vida ao serviço do povo de Deus?
Professandas: Quero.
Para as famílias religiosas inteiramente votadas à vida consagrada contemplativa, acrescenta-se:
Pres: Quereis viver somente para Deus na solidão e no silêncio, na constância da oração e na alegria da penitência, na humildade do trabalho e na prática das boas obras?
Professandas: Quero.
O Celebrante confirma o propósito das professandas, dizendo estas palavras ou outras semelhantes:
Pres.: Deus vos inspirou este bom propósito. Que ele vos dê a graça de realizá-lo na esperança da vinda do Senhor.
℟.: Amém.
LADAINHA
Todos se levantam. O Celebrante, de mãos unidas e voltado para o povo, diz:
Pres.: Meus irmãos e minhas irmãs; Elevemos nossa oração a Deus Pai, de quem procedem todos os bens, para que confirme o propósito que na sua bondade inspirou a estas suas filhas.
Segue-se a Ladainha dos Santos. Nos domingos e no Tempo pascal, todos permanecem de pé; nos outros dias, de joelhos. Neste caso o diácono diz:
℣.: Ajoelhemo-nos.
E todos se ajoelham.
Ⓗ A professanda se prostra.
Ⓗ Canta-se a ladainha, à qual todos respondem.
Ⓗ Nos domingos e no Tempo Pascal, todos permanecem de pé, na posição em que estão.
Terminada a ladainha, o celebrante de pé e de mãos unidas diz:
Pres.: Atendei, ó Deus, as preces do vosso povo e preparai pela vossa graça o coração das vossas filhas que vos serão consagradas. Que o Espírito Santo os purifique de toda culpa e acenda nelas o vosso amor. Por Cristo, Nosso Senhor.
℟.: Amém.
O Diácono, se for o caso, diz:
℣.: Levantai-vos.
E todos se levantam.
PROFISSÃO
Se for costume da família religiosa, duas religiosas já professas aproximam-se da cadeira da Superiora e ficam de pé, exercendo a função especial de testemunhas. Cada uma das professandas se aproxima da Superiora e lê a fórmula da profissão, escrita previamente de próprio punho.
Cada família religiosa goza da faculdade de compor sua fórmula de profissão, que deve ser aprovada pela Sagrada Congregação para os Religiosos e os Institutos Seculares. Como auxílio aos Institutos religiosos, propõe-se o seguinte modelo:
A que faz a profissão:
Professandas: Eu, N. N., quero com firme vontade consagrar toda a minha vida à glória de Deus seguindo o Cristo mais de perto. Por isso, diante dos irmãos aqui presentes, em tuas mãos, N. N. faço voto perpétuo de castidade, pobreza e obediência, segundo (a Regra e) as Constituições N. N. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta família religiosa, a fim de procurar a perfeição da caridade, no serviço de Deus e da Igreja, com a graça do Espírito Santo e o auxílio da Virgem Maria.
Quem recebe os votos pode dizer:
Pres. ou Superiora: E eu, pelo poder a mim confiado, recebo em nome da Igreja os votos que fizestes (fizeste) em nossa família N.. Rogo a Deus que a vossa (tua) oblação unida ao Sacrifício eucarístico, seja plenamente vivida.
É aconselhável que a própria professa coloque, em seguida, sobre o altar a carta de profissão; e, se puder fazê-lo com facilidade, assine a carta em cima do altar. Feito isto, volta a seu lugar.
Terminada esta parte, as professas, de pé, podem cantar, se for costume da família religiosa, uma antífona ou um canto que espresse poeticamente o sentido de doação e alegria.
℟.: Sustentai-me e viverei, como dissestes;
não podeis decepcionar minha esperança!
BENÇÃO SOLENE OU CONSAGRAÇÃO DAS PROFESSAS
As neoprofessas ajoelham-se e o Celebrante, de braços abertos, diz uma das seguintes orações. Se for oportuno, pode-se omitir as palavras entre parênteses.
Opção 1: Ó Deus, que inspirai e guardai os santos propósitos, é nosso dever proclamar vosso louvor. Pois pelo vosso Filho e no Espírito Santo, com indizível amor criastes a família humana e a chamastes ao vosso convívio, ornando-a como esposa com a vossa semelhança e os dons da vida eterna. Quando, enganada pelo demônio, foi infiel para convosco, não a excluístes das núpcias, mas, em vosso amor eterno, restaurastes a primitiva aliança, por meio de Noé, vosso servo.
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Depois, da descendência do fiel Abraão, escolhestes um povo mais numeroso que as estrelas do céu, e por meio de Moisés destes os mandamentos da aliança. Nesse vosso povo eleito floresceram santas mulheres, louváveis pela piedade e a fortaleza, exemplares pela justiça e pela fé.
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E ao chegar a plenitude dos tempos, fizestes brotar da raiz de Jessé a Virgem Santíssima, que sob a ação do Espírito Santo e à sombra do vosso poder deu à luz, num parto virginal, o Redentor do mundo. Ele, pobre, humilde e obediente, tornou-se fonte e modelo de toda santidade. Fundou a Igreja, sua esposa, e tanto a amou que se entregou por ela e a santificou pelo seu sangue. Na vossa providência, ó Pai, quisestes que muitas das vossas filhas se tornassem discípulas do Cristo, e merecessem a dignidade de esposas.
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Com sua admirável variedade floresce a santa Igreja, como esposa ornada de jóias, rainha coroada de esplendor, mãe cercada de filhos e filhas.
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E agora, ó Pai, nós vos pedimos: enviai o Espírito Santo, sobre estas vossas filhas para que alimente o santo propósito que fez nascer em seus corações. Unam-se a vós em ardente caridade, fulgure nelas a graça do batismo e a integridade de vida. Unam-se a vós em ardente caridade, confortadas pelos vínculos de sua profissão. Sejam fiéis ao Cristo seu único esposo; com inabalável caridade amem a Igreja, sua mãe, e a todos os seres humanos, anunciando-lhes a esperança dos bens eternos. Pai Santo, guiai com bondade os passos de vossas filhas e guardai seu caminho. Assim, quando chegarem ao tribunal do Rei supremo, não temam as palavras do juiz, mas escutem a voz do esposo, convidando-os para as núpcias eternas. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
Opção 2: Senhor Deus, criador do mundo e pai do gênero humano, nós vos louvamos e agradecemos, pois da descendência de Abraão escolhestes um povo ao qual destes o vosso nome. Quando peregrinava pelo deserto, vossa palavra o confortou, vossa direita o protegeu. Embora pequeno e desprezado, fizestes com ele uma aliança de amor; e quando rejeitou vossa amizade o reconduzistes com misericórdia aos caminhos da justiça. E com carinho de pai guiastes os que vos buscavam até à terra da liberdade. Antes de tudo, ó Pai, nós vos bendizemos porque nos destes o conhecimento da verdade, por Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão. Ele, nascido da Virgem Maria, por sua morte, remiu vosso povo, e por sua ressurreição manifestou a glória. Elevado à vossa direita, enviou o Espírito Santo que chamou inúmeros discípulos para seguir os conselhos do Evangelho, dedicando sua vida à glória do vosso nome e à salvação da humanidade. Hoje ressoe em vossa casa um cântico novo porque essas nossas irmãs, ouvindo o vosso chamado, se ofereceram ao serviço divino. Agora, ó Pai, enviai o dom do Espírito Santo sobre estas vossas filhas que por vós tudo deixaram. Resplandeça nelas a face do vosso Cristo, para que, ao vê-las, todos o reconheçam na vossa Igreja. Fazei que, de coração liberto, assumam as preocupações dos irmãos e irmãs; socorrendo os aflitos, confortem o Cristo que sofre; e, nas coisas do mundo, descubram a providência divina. Assim, pela doação da sua vida, apressem a vinda do reino, até serem associadas aos vossos santos na pátria celeste. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.
ENTREGA DAS INSÍGNIAS
O Celebrante e o povo sentam. Se houver entrega de alianças, as neoprofessas levantam e aproximam-se do Celebrante, que entrega a cada uma a aliança, dizendo:
Pres.: Recebe esta aliança de esposa do Rei eterno; sendo-lhe fiel, chegarás à alegria das núpcias celestes.
Professa: Amém.
E volta a seu lugar.
Se as neoprofessas forem numerosas, ou houver outro motivo justo, o celebrante pode dizer a fórmula de entrega da aliança uma só vez para todas:
Pres.: Recebei esta aliança de esposas do Rei eterno; sendo-lhes fiéis, chegarás à alegria das núpcias celestes.
Professandas: Amém.
E aproximam-se do celebrante para receber a aliança.
Enquanto isso o coro canta, junto com o povo, a seguinte antífona ou outra apropriada, com o salmo 44(45) ou outro canto apropriado:
℟.: Sou esposa do Senhor, o Filho de Deus Pai,
da Virgem Mãe nascido, e do mundo Salvador.
Salmo 44(45)
Transborda um poema do meu coração;
ou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção;
minha língua é qual pena de um ágil escriba.
Sois tão belo, o mais belo entre os filhos dos homens!
Vossos lábios espalham a graça, o encanto,
porque Deus, para sempre, vos deu sua bênção.
Levai vossa espada de glória no flanco,
herói valoroso, no vosso esplendor;
saí para a luta no carro de guerra
em defesa da fé, da justiça e verdade!
Vossa mão vos ensine valentes proezas,
vossas flechas agudas abatam os povos
e firam no seu coração o inimigo!
Vosso trono, ó Deus, é eterno, é sem fim;
vosso cetro real é sinal de justiça:
Vós amais a justiça e odiais a maldade.
É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo,
deu-vos mais alegria que aos vossos amigos.
Vossas vestes exalam preciosos perfumes.
De ebúrneos palácios os sons vos deleitam.
As filhas de reis vêm ao vosso encontro,
e à vossa direita se encontra a rainha
com veste esplendente de ouro de Ofir.
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:
“Esquecei vosso povo e a casa paterna!
Que o Rei se encante com vossa beleza!
Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
O povo de Tiro vos traz seus presentes,
os grandes do povo vos pedem favores.
Majestosa, a princesa real vem chegando,
vestida de ricos brocados de ouro.
Em vestes vistosas ao Rei se dirige,
e as virgens amigas lhe formam cortejo;
entre cantos de festa e com grande alegria,
ingressam, então, no palácio real”.
Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos;
fareis deles os reis soberanos da terra.
Cantarei vosso nome de idade em idade,
para sempre haverão de louvar-vos os povos!
De dois em dois versos repete-se a antífona. Terminada a entrega das insígnias, interrompe-se o salmo e repete-se a antífona.
Se outras insígnias da profissão devam ser entregues, seja neste momento, em silêncio, ou com uma fórmula apropriada, guardando-se sempre a conveniente sobriedade.
Pode-se expressar a incorporação definitiva das religiosas neoprofessas à família religiosa, por meio de palavras apropriadas ditas pela Superiora, pelo abraço da paz:
a) A Superiora diz estas palavras ou outras semelhantes:
Superiora: De hoje em diante tereis tudo em comum conosco, pois confirmamos vossa integração em nossa família N.
A estas palavras, se for oportuna, o Celebrante acrescenta:
Pres.: Desempenhai com fidelidade o santo serviço que a Igreja vos confiou para exercerdes em seu nome.
Todos os membros da família religiosa confirmam, dizendo:
℟.: Amém.
b) Julgando-se preferível, omite-se o que está acima e o Celebrante convida para a saudação da paz. A Superiora e as irmãs expressam o amor fraterno às neoprofessas pelo abraço da paz ou de outro modo. Enquanto isso o coro, junto com o povo, canta a seguinte antífona, com o salmo 83(84), ou outro canto apropriado:
℟.: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
Minha alma desfalece de saudades
e anseia pelos átrios do Senhor!
Salmo 83(84)
Quão amável, ó Senhor, é vossa casa,
quanto a amo, Senhor Deus do universo!
Minha alma desfalece de saudades
e anseia pelos átrios do Senhor!
Meu coração e minha carne rejubilam
e exultam de alegria no Deus vivo!
Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa,
e a andorinha ali prepara o seu ninho,
para nele seus filhotes colocar:
vossos altares, ó Senhor Deus do universo!
vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!
Felizes os que habitam vossa casa;
para sempre haverão de vos louvar!
Felizes os que em vós têm sua força,
e se decidem a partir quais peregrinos!
Quando passam pelo vale da aridez,
o transformam numa fonte borbulhante,
pois a chuva o vestirá com suas bênçãos.
Caminharão com um ardor sempre crescente
e hão de ver o Deus dos deuses em Sião.
Deus do universo, escutai minha oração!
Inclinai, Deus de Jacó, o vosso ouvido!
Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção,
vede a face do eleito, vosso Ungido!
Na verdade, um só dia em vosso templo
vale mais do que milhares fora dele!
Prefiro estar no limiar de vossa casa,
a hospedar-me na mansão dos pecadores!
O Senhor Deus é como um sol, é um escudo,
e largamente distribui a graça e a glória.
O Senhor nunca recusa bem algum
àqueles que caminham na justiça.
Ó Senhor, Deus poderoso do universo,
feliz quem põe em vós sua esperança!
Se o abraço da paz é dado neste momento, omite-se antes da comunhão.
As neoprofessas voltam a seus lugares e a missa prossegue.
LITURGIA EUCARÍSTICA
Durante o canto da preparação das oferendas, algumas das neoprofessas podem levar ao altar o pão, o vinho e a água para o sacrifício eucarístico.
Sobre as Oferendas
Pres.: Senhor, aceitai benigno os dons e os votos de vossas servas; confirmai na vossa caridade os que professam os conselhos evangélicos. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.
Ou:
Pres.: Senhor, aceitai benigno as nossas oferendas transformando-as em sacramento da redenção; cumulai com os dons do Espírito Santo aqueles que em vosso paterno desígnio quisestes chamar a seguir mais de perto o vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Prefácio Próprio
(A vida religiosa como serviço a Deus pela imitação de Cristo)
Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele, a flor puríssima que brotou da raiz da Virgem Maria, proclamou Bem-aventurados os puros de coração e, pelo exemplo de sua vida, mostrou o valor sublime da castidade. Ele realizou sempre a vossa vontade e, feito por nós obediente até a morte, quis oferecer-se a vós, como sacrifício agradável e perfeito.Ele chamou a um serviço especialmente zeloso à vossa glória e assegurou que vão encontrar o tesouro do céu os que na terra deixam tudo por vossa causa. Por isso, com a multidão dos anjos e dos santos, nós vos entoamos um hino de louvor, cantando (dizendo) a uma só voz.
Orações Eucarísticas
Antífona da Comunhão (Gl 2,19-20)
Com Cristo, eu fui pregado na cruz. Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim (T.P. aleluia).
Ou: (Cf. Sl 33,9)
Provai e vede quão suave é o Senhor. Feliz o homem gue tem nele o seu refúgio (T.P. aleluia)!
Depois da Comunhão
Pres.: Oremos.
Senhor, tendo recebido com veneração os divinos mistérios, humildemente vos pedimos: inflamai com o fogo do Espírito Santo estas vossas servas que se entregaram a vós como oblação sagrada e concedei-lhes a comunhão no eterno convívio com vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
℟.: Amém.
Ou:
Pres.: Oremos.
Senhor, alegrem-nos hoje a solene celebração da profissão religiosa e a sagrada recepção do divino sacramento; concedei benigno que a dupla graça desta festa impulsione com ardente caridade o coração das vossas servas para o serviço à Igreja e ao próximo. Por Cristo, nosso Senhor.
Rezada a oração Depois da comunhão, as neoprofessas ficam de pé diante do altar e o Celebrante, voltado para elas, pode dizer:
RITOS FINAIS
Bênção solene
O sacerdote com as mãos estendidas sobre as professas diz:
Pres.: Deus, que inspira os bons desejos, confirme os vossos propósitos e fortaleça os vossos corações, para cumprirdes fielmente o que prometestes.
℟.: Amém.
Pres.: Ele vos conceda percorrer na alegria de Cristo o caminho estreito que escolhestes, carregando generosamente os fardos dos vossos irmãos.
℟.: Amém.
Pres.: O amor de Deus faça de vós uma família congregada em nome do Senhor, que seja imagem da caridade de Cristo.
℟.: Amém.
E abençoa todo o povo, acrescentando:
Pres.: E a todos vós, que participais desta celebração, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, e Filho, e Espírito Santo.
℟.: Amém.
Ou:
O sacerdote com as mãos estendidas sobre os professas diz:
Pres.: Deus, que inspira e realiza os santos propósitos, vos proteja sempre com sua graça, para cumprirdes com fidelidade os deveres da vossa vocação.
℟.: Amém.
Pres.: Ele vos faça participantes da divina caridade, testemunho e sinal entre os povos.
℟.: Amém.
Pres.: Ele, benigno, faça perdurar no céu os laços pelos quais vos uniu a Cristo na terra.
℟.: Amém.
E abençoa todo o povo, acrescentando:
Pres.: E a todos vós, que participais desta celebração, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, e Filho, e Espírito Santo.
℟.: Amém.