Primeiras leituras para Bênção Abacial

FORA DO TEMPO PASCAL

Pr 2, 1-9*
Inclina o teu coração ao conhecimento da prudência.

Leitura do Livro dos Provérbios.
Meu filho, se aceitares as minhas palavras e guardares os meus preceitos, dando ouvidos à sabedoria e inclinando o coração para a verdade; se invocares a inteligência e chamares a prudência; se a procurares como a prata e a buscares como um tesouro, então compreenderás o temor do Senhor e alcançarás o conhecimento de Deus. Porque é o Senhor que dá a sabedoria, da sua boca procedem o saber e a prudência. Ele reserva aos homens retos a sua proteção, é um escudo para os que vivem honestamente. Ele protege os caminhos da justiça, guarda os passos dos seus fiéis. Então compreenderás a justiça e o direito, a retidão e todos os caminhos da felicidade.
Palavra do Senhor. 

Pr 4, 7-13*
Eu te mostrarei as vias da sabedoria.

Leitura do Livro dos Provérbios.
O início da sabedoria é procurar a sabedoria. À custa de quanto possuis, adquire a inteligência; se a estimares, ela te exaltará; se a abraçares, ela será a tua glória. Ela colocará na tua cabeça um precioso diadema e te cingirá com uma coroa esplendorosa. Escuta, meu filho, recebe as minhas palavras e os teus anos de vida serão multiplicados. Eu te guiarei pelo caminho da sabedoria, Eu te conduzirei pelas veredas da retidão. Se caminhares, não serão difíceis os teus passos e, se correres, não tropeçarás. Sê firme em praticar o que aprendeste e não o abandones, procura conservá-lo, porque é a tua vida.
Palavra do Senhor. 

NO TEMPO PASCAL

Ⓗ Fora do Tempo Pascal, pode-se usar essa leitura como Segunda Leitura.

At 2, 42-47
Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum.

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Os que se haviam convertido eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. E todos estavam cheios de temor por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam. Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. Diariamente, todos frequentavam o Templo, partiam o pão pelas casas e, unidos, tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava ao seu número mais pessoas que seriam salvas.
Palavra do Senhor.

*Ⓗ Os textos assinalados não correspondem a versão litúrgica do mesmo texto bíblico.