Segundas Leituras para Dedicação do Altar
1 Cor 10, 16-21
Não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Caríssimos, o cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão. Considerai os filhos de Israel: Os que comem as vítimas sacrificais não estão em comunhão com o altar? Então, que dizer? Que a carne de um sacrifício idolátrico tem algum valor? Ou que o ídolo vale alguma coisa? Nada disso. O que eu digo é que os idólatras oferecem seus sacrifícios aos demônios e não a Deus. Ora, eu não quero que entreis em comunhão com os demônios. Vós não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; vós não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Palavra do Senhor.
Hb 13, 8-15*
Nós temos um altar, do qual não se podem alimentar
os que exercem o culto do santuário da Antiga Lei.
Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos: Jesus Cristo é sempre o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis arrastar por doutrinas diversas e estranhas. Porque é bom que o nosso coração seja fortificado pela graça e não por normas de alimentos que nada serviram aos que as observaram. Nós temos um altar, do qual não se podem alimentar os que exercem o culto do santuário da Antiga Lei. Na verdade, os corpos dos animais, cujo sangue é levado pelo sumo sacerdote ao santuário em expiação dos pecados, são queimados fora do acampamento. Foi por isso que Jesus, para santificar o povo com o seu próprio sangue, padeceu fora das portas da cidade. Saiamos, portanto, ao seu encontro fora do acampamento, levando a sua ignomínia. Porque não temos aqui cidade permanente, mas vamos em busca da cidade futura. Por meio dele ofereçamos a Deus continuamente um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que aclamam o seu nome.
Palavra do Senhor.
*Ⓗ Os textos assinalados não correspondem a versão litúrgica do mesmo texto bíblico.